SIM SIM, António Carvalho (1756-n.d.)

António Carvalho Sim Sim [b. 1756-2-3, Alcáçovas/ f. depois de 1819, Alcáçovas] é filho de José Carvalho e de Teresa da Conceição, sendo o primogénito de seis descendentes.
Em 1782, casa com Mariana Teresa, de quem terá nove filhos, entre os quais Luís Felizardo de Carvalho e António Carvalho Sim Sim, os quais seguirão também o ofício de chocalheiro.
Casa em segundas núpcias, em 1803, com Maria Joaquina, filha do chocalheiro António José, mas ficará viúvo novamente antes de 1813.
A primeira vez que o nome de António Carvalho surge com o apelido ?Sim Sim? (cuja origem se desconhece) assim como designado por ?oficial de xucalheiro?, é em 1786, numa escritura de compra de uma vinha.
Em 1813, a 1 de Novembro, é eleito Juiz do ofício de chocalheiro pela Câmara de Alcáçovas, sucedendo a Gregório Vicente, cargo que desempenhará até Fevereiro de 1819. Foi também eleito recebedor e fintor da décima algumas vezes, e surge como fiador e abonador em arrematações, o que demonstra a sua idoneidade e capacidade financeira.
Teve duas casas na Rua Nova, onde residiu e teve oficina, uma referida a partir de 1793, e outra adquirida em 1816.
Não terá aprendido a escrever.







Topo