[17??] Baptismo de sua filha Brites Angélica Baptismo de sua filha Brites Angélica, na Igreja de São Salvador de Alcáçovas, sendo padrinhos??.
[A.D.E., Livro de Baptismos de São Salvador de Alcáçovas, Lv. ???, fl. ???]
|
[17??] Baptismo de sua filha Violante do Céu Baptismo de sua filha Violante do Céu, na Igreja de São Salvador de Alcáçovas, sendo padrinhos??.
[A.D.E., Livro de Baptismos de São Salvador de Alcáçovas, Lv. ???, fl. ???]
|
[17???] Baptismo Baptismo de Gregório Vicente, na Igreja de São Salvador de Alcáçovas, filho de Sebastião Vicente e Brites Maria, neto paterno de ?.. e materno de ??. Foram padrinhos?..
[A.D.E., Livro de Baptismos de São Salvador de Alcáçovas, Lv. ???, fl. ???]
|
[17??] Baptismo de sua filha Angélica Peregrina Baptismo de sua filha Angélica Peregrina, na Igreja de São Salvador de Alcáçovas, sendo padrinhos??.
[A.D.E., Livro de Baptismos de São Salvador de Alcáçovas, Lv. ???, fl. ???]
|
[1745-11-28] Baptismo de Gregório Vicente Gregório Vicente, filho de Sebastião Vicente e Brites Maria, neto paterno de Domingos Vicente e Filipa Rodrigues e materno de Manuel Mendes Melrrito e de Sebastiana Martins, todos naturais de Alcáçovas, é baptizado na Igreja de São Salvador de Alcáçovas. Foram padrinhos Estevão Lourenço Velho e Catarina Vogada.
[A.D.E., Livro de Baptismos de São Salvador de Alcáçovas, Lv. 8 (2º livro), fl.14v-15v]
|
[1769-07-16] Casamento com Teresa Angélica Gregório Vicente casa com Teresa Angélica, filha de Manuel Mendes e Margarida Luís. Os pais de ambos já haviam falecido, sendo todos naturais de Alcáçovas. Foi testemunha o Rev. Padre António Rodrigues Pajote.
[A.D.E., Livro de casamentos de São Salvador de Alcáçovas, Lv. 20, fl. 35]
|
[1774-03-10] Baptismo de sua filha Brites Angélica É baptizada a sua filha Brites Angélica na Igreja de São Salvador de Alcáçovas, sendo padrinho Guilherme Correia, casado com Esperança Carvalha.
[A.D.E., Livro de Baptismos de São Salvador de Alcáçovas, Lv. 11, fl. 143]
|
[1774-10-02] Testemunha de casamento ?António José oficial de xucalheiro [assina o seu nome] e Gregório Vicente [assina de cruz], oficial do mesmo oficio? são testemunhas do casamento do chocalheiro Gregório Rodrigues, filho de Silvestre Rodrigues e de Ana de São Francisco, com Antónia Joaquina, filha de José Luís Meno e de Ana Inácia, sendo todos naturais de Alcáçovas.
[A.D.E., Livro de casamentos de São Salvador de Alcáçovas, Lv. 20, fl. 63]
|
[1774-10-09] Nomeado recebedor da décima A Câmara de Alcáçovas nomeia Gregório Vicente recebedor das décimas.
[A.P.A., Livro de actas de vereação da Câmara de Alcáçovas, Lv. 82, fl. 52v]
|
[1774-12-12] Testemunha de casamento Gregório Vicente e Francisco José, ambos referidos como ?oficiais de xocalheiros?, são testemunhas do casamento de António Luís, viúvo de Ana Luís, com Maria Joaquina, filha de João Pires e de Antónia Simões.
[A.D.E., Livro de casamentos de São Salvador de Alcáçovas, Lv. 20, fl. 64v]
|
[1777-01-06] Padrinho de baptismo Referido como ?oficial de chocalheiro?, Gregório Vicente é padrinho de baptismo de Vicência, filha de Diogo Velho e de Vicência Luís, neta paterna de Manuel Velho Pingo e de Ângela da Conceição, e materna de João Pires e de Antónia Simões, todos naturais de Alcáçovas.
[A.D.E., Livro de Baptismos de São Salvador de Alcáçovas, Lv. 12, fl. 42v]
|
[1777-02-15] Baptismo de sua filha Margarida Gregório Vicente e ?Teresa [Angélica] Carvalho? baptizam sua filha Margarida na Igreja de São Salvador de Alcáçovas, neta paterna de Sebastião Vicente e Brites Maria e materna de Manuel Mendes e de Margarida Luís, todos naturais de Alcáçovas. Foi padrinho António Luís Mendo, filho de Manuel Dias e de Mariana Angélica.
[A.D.E., Livro de Baptismos de São Salvador de Alcáçovas, Lv. 12, fl. 43v]
|
[1779] Testemunha de casamento Gregório Vicente ?casado com Teresa Angélica? é padrinho de casamento de José Velho, filho de Manuel Velho e de Rosa Maria, todos naturais de Alcáçovas, com Josefa Maria, também natural de Alcáçovas, filha de Sebastião Dias e de Margarida Vidigal, moradores em São Tiago do Escoural.
[A.D.E., Livro de Casamentos de São Salvador de Alcáçovas, Lv. 20, fl. 92v]
|
[1781-09-30] Baptismo de seu filho Luís É baptizado o seu filho Luís na Igreja de São Salvador de Alcáçovas, tendo sido padrinhos João de Deus, casado com Francisco Genoveva, que ?tocou uma prenda de Nossa Senhora da Conceição?, e Gregório de Oliveira, casado com Esperança Carvalha. Falece em criança.
[A.D.E., Livro de Baptismos de São Salvador de Alcáçovas, Lv. 12, fl. 106v]
|
[1782-01-25] Ingresso de sua filha Angélica Peregrina na Ordem Terceira Toma o hábito da Venerável Ordem Terceira da Penitência de Alcáçovas Angélica Peregrina, ?filha de Gregório Vicente, já defunto? ??????.
[A.P.A., Livro de Receições, Profições e acórdãos dos irmãos da 3ª Ordem da Penitência da Vila das Alcáçovas, 1673-1879, fl. 63v]
|
[1783-10-26] Baptismo de sua filha Violante do Céu É baptizada a sua filha Violante do Céu na Igreja de São Salvador de Alcáçovas, sendo padrinhos o chocalheiro António José, casado com Margarida Carvalha, e Maria Felizarda, filha de Diogo Dias de Carvalho e de Brites Maria
[A.D.E., Livro de Baptismos de São Salvador de Alcáçovas, Lv. 12, fl. 139-139v]
|
[1784-02-15] Ingresso de sua mulher Teresa Angélica na Ordem Terceira Toma o hábito da Venerável Ordem Terceira da Penitência de Alcáçovas Teresa Angélica, ?casada com Gregório Vicente oficial de chocalheiro?.
[A.P.A., Livro de Receições, Profições e acórdãos dos irmãos da 3ª Ordem da Penitência da Vila das Alcáçovas, 1673-1879, fl. 258v]
|
[1786-06-29] Baptismo de seu filho Luís É baptizado o seu filho Luís, segundo do nome, na Igreja de São Salvador de Alcáçovas, tendo sido padrinho Gregório de Oliveira, casado com Esperança Carvalha.
[A.D.E., Livro de Baptismos de São Salvador de Alcáçovas, Lv. 12, fl. 181v-182]
|
[1787-10-22] Compra vinha e olival no Vale de Alcácer. Gregório Vicente ?oficial de Xucalheiro? compra uma vinha com olival situada no Vale de Alcácer, coutos da vila de Alcáçovas, a Alexandre José Vidigal, este como procurador de sua irmã Antónia Maria Vidigal, moradores na Casa Branca, pela quantia de 230 mil réis, conforme escritura feita em notário.
[A.D.E., Registos Notariais de Alcáçovas, Lv. 7, fl.114-118]
|
[1787-10-23] Contrai empréstimo à Confraria da Senhora das Brotas ?Gregório Vicente oficial de Xucalheiro e a sua mulher Thereza Angélica? contraem empréstimo de 100 mil réis ?dados a razão de juro de sinco por cento na forma de lei? à Confraria da Senhora das Brotas, dando como garantia uma fazenda que possuem constituída por vinha e olival, sita no Vale de Alcácer.
[A.D.E., Registos Notariais de Alcáçovas, Lv. 7, fl. 118-120]
|
[1789-10-11] Baptismo de seu filho José É baptizado seu filho José na Igreja de São Salvador de Alcáçovas, tendo sido padrinhos o Rev. José de Carvalho, pároco de São Brás do Regedouro, e João António de Paiva.
[A.D.E., Livro de Baptismos de São Salvador de Alcáçovas, Lv. 12, fl. 233v]
|
[1793-04-30] Referência a uma sua vinha Referência a uma vinha que é propriedade de Gregório Vicente, situada no vale de Alcácer, na descrição de confrontações em escritura de permuta de propriedades entre o chocalheiro Manuel Velho e seu irmão, Rodrigo Simão Farto: ?(?) e parte o dito quinhão de vinha do puente com vinha de ignez velha e do norte com vinha de Gregório Vicente oficial de chocalheiro e do sul com o ribeiro do val de Alcacere do nascente com vinha de Antonio Gião oficial de chocalheiro (?)?.
[A.D.E., Registos Notariais de Alcáçovas, Lv. 8, fl. 103v-104v]
|
[1796-08-07] Vende um olival e terra de semear pão ?Gregório Vicente e sua mulher Teresa Angélica? vendem a Agostinho Vidigal, ?hum olival e terra de semear pão sito nos coutos desta vila [de Alcáçovas] (?) sito a Sam Geraldo que confronta e parte do norte com serventia publica que vay de Sam Giraldo para Vale de Mendro, do sul com serventia publica que vai de Sam Pedro para a vila de Viana, do nascente com olival de Gregório Pires e do poente com olival de Joam António de Payva (?)?.
[A.D.E., Registos Notariais de Alcáçovas, Lv. 10, fl. 11-12]
|
[1799-03-11] Ingresso de sua filha Brites Angélica na Ordem Terceira Toma o hábito da Venerável Ordem Terceira da Penitência de Alcáçovas Brites Angélica, ?filha de Gregório Vicente e de Teresa Angélica?.
[A.P.A., Livro de Receições, Profições e acórdãos dos irmãos da 3ª Ordem da Penitência da Vila das Alcáçovas, 1673-1879, fl. 271v]
|
[1800-03-22] Eleito Juiz do Ofício de Chocalheiro Os oficiais da câmara de Alcáçovas procedem à eleição de juízes de ofício, elegendo para juiz do ofício de ?xucalheiro?, Gregório Vicente.
[A.P.A., Livro de actas de vereação da Câmara de Alcáçovas, 1785-1803, Lv. s/n, fl. 149]
|
[1802-08-03] Referência à sua morada de casas, na Rua das Amadas/ Rua Nova A casa de Gregório Vicente, situada entre a Rua das Amadas e a Rua Nova, é referida em descrição de confrontações relativa a escritura de compra e venda de uma morada de casas, sita na Rua Nova, que comprou Manoel Gomes a João Luís Matado almocreve e sua mulher Francisca Teresa, todos moradores em Alcáçovas: ?Partem do norte com casas de Gregório Vicente, do sul e poente com casas de Sebastião Mendes moleyro, e do nascente com a dita rua publica?.
[A.D.E., Registos Notariais de Alcáçovas, Lv. 12, fl. 11]
|
[1803-04-12] Referência à sua morada de casas, na Rua das Amadas/ Rua Nova A casa de Gregório Vicente, situada entre a Rua das Amadas e a Rua Nova, é referida em descrição de confrontações relativa a escritura de compra e venda de uma morada de casas, sita na Rua Nova, que comprou António dos Santos a Manuel Gomes e sua mulher Antónia de Santana, as quais haviam comprado a João Luís Matado almocreve: ?Partem do nascente com a dita rua, do poente e norte com casas e quintal de Gregório Vicente, e do sul com casas de Sebastiam Mendes moleyro?.
[A.D.E., Registos Notariais de Alcáçovas, Lv. 12, fl. 25v]
|
[1808-10-15] Vende um olival e ?terra do mesmo? ?Gregório Vicente, oficial de xocalheyro e sua mulher Theresa Angélica? vendem um olival ?e terra do mesmo? situado no Vale de Pedras, Termo de Alcáçovas, a António Luís Correia Meno, pela quantia de 150 mil réis.
[A.D.E., Registos Notariais de Alcáçovas, Lv. 14, fl. 30-31]
|
[1818] Ingresso de sua filha Violante do Céu na Ordem Terceira Toma o hábito da Venerável Ordem Terceira da Penitência de Alcáçovas ?Veolante do ceo, filha de Gregório Vicente?.
[A.P.A., Livro de Receições, Profições e acórdãos dos irmãos da 3ª Ordem da Penitência da Vila das Alcáçovas, 1673-1879, fl. 276]
|