[1768-01-17] Baptismo É baptizado na Igreja de São Salvador de Alcáçovas, filho de Pedro Mendes e de Rosa Maria, neto paterno de António Broeiro Nogueiro e de Maria de Oliveira, de Alcáçovas, e materno de Manuel Martins e Clara Mendes, naturais de Santa Susana, Alcácer do Sal. Foram seus padrinhos Diogo Dias de Carvalho, tio do baptizado, e Filipa Joaquina, casada com António Vogado.
[ADE, Livro de Registo de Baptismos de São Salvador de Alcáçovas, Lv. 11, fl. 40v-41]
|
[1794-09-06] Casamento com Isabel Joaquina Francisco de Oliveira casa com Isabel Joaquina, viúva de Joaquim dos Santos. São testemunhas o chocalheiro António Carvalho Sim Sim, casado com Mariana Teresa, e João Carvalho casado com Brites Maria.
[A.D.E., Registos Notariais de Alcáçovas, Lv. 21, f.37v]
|
[1794-09-06] Casamento com Isabel Joaquina Francisco de Oliveira casa com Isabel Joaquina, viúva de Joaquim dos Santos. São testemunhas o chocalheiro António Carvalho Sim Sim, casado com Mariana Teresa, e João Carvalho, casado com Brites Maria.
[A.D.E., Registos Notariais de Alcáçovas, Lv. 21, f.37v]
|
[1797-02-05] Casamento de seu irmão Manuel do Nascimento O seu irmão Manuel do Nascimento, também chocalheiro, casa com Ana de Jesus, filha de António Luís e Teresa de Jesus, naturais de alcáçovas. Foram testemunhas Francisco José Arrobas, tenente reformado da cavalaria de Évora, e António Vicente de Andrade, escrivão dos órfãos na vila de Alcáçovas.
[A.D.E., Livro de Casamentos de São Salvador de Alcáçovas, Lv. 21, fl. 47-47v]
|
[1797-03-31] Permuta morada de casas com seu irmão, Manuel do Nascimento Realiza-se escritura de «premutação e troca de huma morada de casas por outra» entre Francisco de Oliveira e seu irmão Manuel do Nascimento, ambos moradores em Alcáçovas. A morada de casas que Francisco de Oliveira permuta situa-se na Rua Nova e consta de 5 casas térreas ?que as ouve por titulo de rematação, na praça, que ficaram por morte de Francisco Gomes, que confrontam e partem do norte com Travessinha huma da dos Castelhanos, do sul com o rocio desta vila, do nascente com a dita Rua Nova, do poente com casas de José Ignácio de Santana, e quintal das Fialhas (?)?; em troca, o seu irmão Manuel do Nascimento cede-lhe a sua morada de casas sita ?na Travessa da Rua de São Pedro que ouve por titulo de compra a Gregório Pires e sua mulher Ana Fialha, que constam de sete casas térreas e quintal e poso que confrontam e partem do norte com a dita Rua de Sam Pedro, do sul com casas de José Francisco moleiro, de nascen
|
[1804-02-08] Casa com Ana Margarida Casamento de «Francisco Mendes», viúvo de Isabel Joaquina, morador na freguesia Matriz da vila de Coruche, com Ana Margarida, solteira, filha de José Joaquim e Maria da Conceição, moradora em alcáçovas. Foram testemunhas Francisco Martins e António Carvalho, todos de Alcáçovas.
[A.D.E., Livro de Casamentos de São Salvador de Alcáçovas, Lv.21, fl.98]
|
[1804-11-21] Baptismo de sua filha Angélica É baptizada na Igreja de São Salvador de Alcáçovas, Angélica, filha do segundo matrimónio de Francisco de Oliveira com Ana Margarida, neta paterna de Pedro Mendes e Rosa Maria e materna de José Joaquim e Maria da Conceição, de Alcáçovas. Foram padrinhos Jacinto de Andrade, filho de António Vicente de Andrade e de Angélica Peregrina, e Joaquina Rita, tia materna da baptizada.
[A.D.E., Livro de Baptismos de São Salvador de Alcáçovas Lv. 14, fl. 14v]
|
[1806-06-28] Compra uma casa na Rua dos Ciprestes Francisco de Oliveira «morador na vila de Coruche», compra uma morada de casas a Bento José Rodrigues e a sua mulher Maria da Conceição, situada na Rua dos Ciprestes, a qual consta de «três casas baixas, três altos, cavalariça, palheiro, quintal e poso», que partem «do poente com a dita Rua dos Ciprestes, do nascente com a Rua Nova, do norte com casas de Rodrigo Simão Farto e do sul com casas e quintal de Ignez da Graça».
[A.D.E., Registos Notariais de Alcáçovas, Livro 13, fl. 69]
|
[1806-06-28] Compra uma casa na Rua dos Ciprestes Francisco de Oliveira «morador na vila de Coruche», compra uma morada de casas a Bento José Rodrigues e a sua mulher Maria da Conceição, situada na Rua dos Ciprestes, a qual consta de ?três casas baixas, três altos, cavalariça, palheiro, quintal e poso?, que partem ?do poente com a dita Rua dos Ciprestes, do nascente com a Rua Nova, do norte com casas de Rodrigo Simão Farto e do sul com casas e quintal de Ignez da Graça?.
[A.D.E., Registos Notariais de Alcáçovas, Livro 13, fl. 69]
|
[1808] Vende a sua casa sita na Rua dos Ciprestes Francisco de Oliveira, «oficial de xucalheiro», vende a sua morada de casas situada na Rua dos Ciprestes, em Alcáçovas.
[A.D.E., Registos Notariais de Alcáçovas, Livro 14, fl. 34-35v]
|