VELHO, Manuel (1754-n.d.)

Manuel Velho [b. Alcáçovas, 1754-10-2 / f. Alcáçovas, depois de 1827] é filho de Diogo Fernandes e de Maria Velha, sendo o mais novo de nove irmãos. Casa, a 14 de Maio de 1780, com Brizida Maria, filha do chocalheiro Francisco José, de quem terá oito filhos. Dois deles, José do Carmo Velho e Diogo Fernandes Farto, seguirão o ofício do pai, tal como alguns dos seus descendentes, assim como os filhos de sua filha Maria Brizida e do chocalheiro António Carvalho Sim Sim (segundo).
A primeira referência documental conhecida que apresenta Manuel Velho como oficial de chocalheiro data de 25 de Maio de 1795 e trata-se de uma escritura referente à venda de uma casa situada na Rua do Passo, a qual confronta a ?sul com casas de Manoel Velho xocalheiro?. Esta é também a referência mais antiga à sua casa (e muito provavelmente oficina), a qual irá sempre habitar, situada na dita rua. Foi também proprietário de olivais e vinhas.
A 14 de Fevereiro de 1819, Manuel Velho é eleito pelos oficiais da Câmara de Alcáçovas para o cargo de Juiz de Ofício de Chocalheiro, sucedendo a António Carvalho Sim Sim.
Sabia escrever, assinava o seu nome.





Topo