Chocalho Reboleiro N.º 1

Designação: Chocalho
SIM SIM, Joaquim Manuel Vidazinha (1938-) [Fabricante]
Descrição: Instrumento musical de tipo idiofone percutido de funcionamento semelhante a um sino. Fabricado por chocalheiros e usado na pastorícia, suspenso, por coleira, ao pescoço das cabeças de gado e de outros animais domésticos.
Existem duas tipologias: i. chocalhos de tipo direito e ii. chocalhos de tipo reboleiro.
Os chocalhos de tipo reboleiro distinguem-se por serem mais largos em cima e mais estreitos em baixo. Existem dez números, que correspondem a dez medidas diferentes.
O chocalho Reboleiro N.º 1 é o mais pequeno de todos, medindo entre as orelhas e a boca 10,5 cm.
Para este tipo de chocalho, totalmente manufacturado, usa-se uma folha de ferro de 12,5 kg (craveira inglesa), previamente queimada, enrolada, a frio, em forma de copo, e onde é montada, na parte superior, uma asa, sob a qual estão as pestanas, extensão do céu, que está no interior, e que serve para suspender o badalo.
O corpo do Reboleiro N.º 1 é unido através de uma costura sobreposta e seguro, na boca, com a aposição de batente. A asa é debruada.
Quando feito por chocalheiros, é metido no forno, envolvido numa placa de barro, onde, entre esta e o chocalho, são colocadas pequenas chapas de latão, que, após derreter, o solda. Após o qual é afinado.
Em alguns chocalhos, de maiores dimensões, é aposta, na frente, a marca do fabricante, e atrás a marca do encomendador.
O chocalho Reboleiro N.º 1 é usado em ovelhas.
Cronologia: Contemporânea [Fabrico];
Material: Ferro [Corpo, asa, batente e céu.]; Latão [Banho.]; Azinho [Badalo.];
Dimensões: Altura 13 cm [Da boca ao arranque da asa.]; Largura 11 cm [Medida retirada da parte mais larga, junto à asa.]; Largura 6 cm [Boca.]; Largura 3 [Asa.]


Topo