29 de Maio a 2 de Junho de 2023
Edward Triplett, da Duke University, conduziu o workshop Az3D: Scanning Portugal's Azulejos in their Architectural Context (programa ARTis Now). Com um total de nove participantes, o Az3D decorreu entre a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Academia das Ciências de Lisboa. Alguns dos primeiros resultados podem ser vistos no Sketchfab do grupo Az.
>> Sketchfab
CANDIDATURAS ABERTAS | Até 15 de Maio de 2023
No âmbito do programa ARTis Now, o Professor Edward Triplett, da Duke University, conduzirá o workshop Az3D: Scanning Portugal's Azulejos in their Architectural Context, a decorrer entre os dias 29 de Maio e 2 de Junho na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e na Academia das Ciências de Lisboa.
CANDIDATURAS ABERTAS | Até 7 de Outubro de 2023
A partir de Novembro de 2022, o grupo Az – Rede de Investigação em Azulejo recebe até quatro projectos de inventário, catalogação e documentação de azulejo numa residência ao vivo ou virtual, que se prolonga até Junho de 2023. O programa de residências inclui formação teórico-prática oferecida pelos investigadores e colaboradores do Az e o desenvolvimento de um plano de trabalho específico.
Janeiro a Junho de 2021 | plataforma Zoom | 18h00-19h30
O I Curso Livre Estudos de Azulejo | história da azulejaria portuguesa propunha uma visão cronológica da azulejaria produzida ou aplicada em Portugal. Foram dez aulas leccionadas por um conjunto de investigadores especializados, garantindo a comunicação das mais recentes perspectivas de estudo sobre cada época. As aulas foram ainda complementadas pelo seminário AzLab, cujas sessões, ancoradas aos temas do curso, privilegiaram a presença de investigadores, artistas e museólogos estrangeiros.
Maio de 2017 | FLUL | Sala 5.2
Conduzido por Rosário Salema de Carvalho, o curso estruturou-se em cinco sessões teórico práticas organizadas, após uma sessão introdutória, por locais de aplicação do azulejo – igrejas, palácios, fachadas e novos equipamentos urbanos. Cada sessão teve um convidado que, durante 15m, apresentou um caso de estudo específico.