Diana Gonçalves dos Santos
Diana Gonçalves dos Santos (1980) especializou-se em História da Arte Portuguesa através da sua actividade académica e prática profissional como investigadora freelancer. Foi bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (BI e BD), apoio fundamental ao aprofundamento das suas capacidades técnicas no campo da História da Arte. Em 2014, obteve o Doutoramento na área, grau conferido pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
No ano seguinte, ruma à Região Autónoma dos Açores para abraçar um novo desafio profissional ao serviço do ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas, equipamento cultural no qual contribui na fase de instalação e sequentes primeiros quatro anos de actividade. Desde 2019, desempenha funções como Técnica Superior nos serviços centrais da Direcção Regional da Cultura, em Angra do Heroísmo.
Conta com vários trabalhos publicados, sob a forma de artigos em revistas científicas, catálogos de exposições e capítulos de livros da especialidade. Apesar da dedicação que votou em boa parte do seu percurso académico ao estudo da azulejaria, particularmente à produção de Coimbra do século XVIII, interessa-se, de igual modo, por outras expressões artísticas fora do quadrado.