Az.thesaurus
Início: 2015
Fim: em curso
A articulação em rede e a partilha do conhecimento com outras instituições e, consequentemente, com outros sistemas de informação implica, cada vez mais, o desenvolvimento de métodos eficazes de classificação e recuperação dos dados. Na área da azulejaria, este é um campo em aberto. Muito embora se registem exemplos de glossários, o desenvolvimento de um instrumento sistemático de controlo e uniformização de vocabulário é uma tarefa que permanece por fazer, mas a que urge dar início.
O Az pretende lançar as bases de uma discussão alargada sobre esta questão, focando a atenção nas áreas que considera mais relevantes e mais prementes. Neste sentido, foi responsável pela tradução do sistema Iconclass para português e tem em desenvolvimento o projecto Catalogação de padrões da azulejaria portuguesa.
Em 2015 iniciou o desenvolvimento de um thesaurus para a área do azulejo, para já dividido em três grandes áreas: 1) técnicas; 2) materiais; 3) patologias.
Coordenação:
Rosário Salema de Carvalho
Alexandre Pais
O projecto Az.thesaurus teve o apoio da Fundação Joana Vasconcelos através de uma bolsa de investigação concedida a Teresa Pinto da Silva, em 2015.