A Sistemas do Futuro – Multimédia, Gestão e Arte, fundada há mais de uma década, é líder no desenvolvimento de aplicações de Gestão do Património Cultural e Natural. Trabalha com um elevado número de Instituições em Portugal e em Espanha e tem como objectivo principal o cumprimento integral da missão que lhe é estatutariamente atribuída de "Através das Novas Tecnologias, dar uma nova dimensão ao Património Cultural e Natural".
Nesse sentido, entre outros eventos, realiza de dois em dois anos um encontro vocacionado especialmente para as pessoas que utilizam as suas aplicações. Este ano, estamos a realizar a 6ª edição do “Encontro de Utilizadores”, desta vez em colaboração com a Fundação Eugénio de Almeida. O objectivo deste evento é de reunir profissionais dos diferentes sectores do património que, através da apresentação de casos práticos, partilham os seus conhecimentos e experiências com os restantes participantes.
Os temas que seleccionamos para este ano são: 1 - Grupos de trabalho sobre normalização; 2 - Outras experiências de inventário; 3 - Multimédia e educação; 4 - Integração com sistemas de informação geográfica. Cada tema incluirá várias comunicações seguidas de debate, as quais irão proporcionar, com toda a certeza, um melhor conhecimento da realidade no que concerne à utilização das novas tecnologias aplicadas ao património e permitir uma troca de conhecimentos e ideias entre todos os participantes.
Decidimos, ainda, associar a este 6º Encontro de Utilizadores um Colóquio subordinado ao tema “Digitalização do Património Religioso”, onde será divulgado e discutido o trabalho desenvolvido por algumas Dioceses que, desta forma, também partilharão com os presentes as suas experiências, dificuldades e perspectivas futuras.
As inscrições são gratuitas e estão abertas a todos os interessados nestas temáticas, sendo possível a inscrição nos dois dias ou apenas em um. No entanto, estão limitadas à capacidade do auditório.
|