SF dezembro 2016
Website do Museu da Farmácia

O site do Museu da Farmácia desenvolvido pela Sistemas do Futuro, já foi visitado por mais de 20 mil visitantes, apresenta várias áreas de entre as quais se destaca o Museu: com os Núcleos de Lisboa e Porto, onde salientamos a visita virtual às farmácias que estão nos respetivos Museus. Podemos também navegar pelos 5000 anos de história da Farmácia no Mundo através de um mapa e das peças do Museu que retratam a farmácia ao longo da história mundial e também da Farmácia em Portugal. Conheça os tesouros do Museu, através de uma seleção de peças que podem ser visitadas no Museu. Na área das exposições saiba tudo sobre as exposições temporárias e permanentes. Existe, ainda uma área destinada à visita das farmácias históricas em Portugal e um roteiro pelos Museus de Farmácia no Mundo.
O Clube da Sara é uma área dedicada ao público de idade escolar e permite o acesso a conteúdos ligados à farmácia e cuidados de saúde. Está disponível também a loja virtual do museu.
Este site é atualizado através de plataforma de gestão de conteúdos online - in site.

Link para página web do Museu da Farmácia

 

Coleção online do Museu Municipal de Coruche

O Museu Municipal de Coruche disponibiliza online a informação sobre as suas coleções e o catálogo bibliográfico do seu centro de documentação. Nesta fase inicial estão disponíveis registos (objetos e documentos) de diferentes proveniências e temas interligados pela relação existente destas coleções com a história do município de Coruche. A coleção online do museu municipal coruchense pode ser encontrada em http://coruche.inwebonline.net.


 

In arte no Museu do Vinho da Bairrada

O Museu do Vinho da Bairrada é uma referência no panorama nacional de museus de vinho. Tem uma ligação muito forte com a sua comunidade e com os representantes da comunidade vinícola da região em que se insere e que é uma das mais conhecidas regiões vinícolas do país, a Bairrada.
Recentemente a Câmara Municipal da Anadia adquiriu o in arte para o inventário, catalogação e gestão da relevante coleção gerida nos museus que tutela, entre os quais o atrás referido, juntando-se assim a um conjunto de instituições que preferem os nossos sistemas de gestão de coleções.

 

Comunicações:

5 de Dezembro de 2016 – Participação na Ação de Formação 2016 Inventário de Bens Culturais da Igreja, com as comunicações Standards e Normas e Vocabulários Controladosapresentadas respetivamente por Fernando Cabral e Natália Jorge. Esta iniciativa foi promovida pelo Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja.

25 de Novembro de 2016 – Participamos nas Jornada de Pintura Mural Raiana: Pinturas murais dos séculos XV e XVI na raia do Nordeste português, organizadas por Joaquim Inácio Caetano / ARTIS-Instituto de História da Arte da faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a comunicação Projecto de inventário digital da pintura mural portuguesa dos séculos XV e XVI, apresentada pelo Diretor-geral Fernando Cabral.

17 de Outubro de 2016 II Jornadas Open Source,organizadas pela Delegação Regional Norte e Centro da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), com o apoio da Universidade de Aveiro (UA), onde o colega Alexandre Matos e o Doutor Pedro Casaleiro apresentaram a comunicação Museu Digital e SPECTRUM

12 de Outubro de 2016 - Participação no techLING'16 - 1º Congresso Internacional em Línguas, Linguística e Tecnologia, organizado pelo Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, com a comunicação Património Cultural: Instrumentos de Controlo Terminológico, apresentada pela colega Natália Jorge.